sexta-feira, 21 de janeiro de 2011



                 Ao longo dos tempos podemos verificar que a comunicação humana foi evoluindo. De facto, podemos explicar a história da existência humana através das etapas do desenvolvimento da comunicação, sendo assim essa evolução pode ser dividida em eras:

  • Era dos Símbolos e Sinais – começou cerca de 90 mil anos atrás. Os hominídeos não falavam. Nesta era utilizavam gestos, sons e alguns outros sinais padronizados, os quais eram passados as novas gerações para que se pudesse viver socialmente. Devido às dificuldades de codificação, descodificação e memorização, conclui-se que era não era possível, nesta era, a formação de uma cultura relativamente complexa.
  • Era da fala – inicia-se cerca de 35 e 40 mil anos atrás, a fala possibilitou o homem dar um salto no desenvolvimento humano, pois através da fala foi possível transmitir mensagens complexas, como também contestar aquilo que foi exposto. Foi nesta época que o homem começou a incluir a arte, sendo as pinturas rupestres as primeiras tentativas de armazenar informações.
  • Era Escrita – a escrita se consolidou em um período de tempo relativamente curto; começou a ter sentido quando se criou significados padronizados para as representações pictóricas, sendo este o primeiro passo para a criação da escrita. No início a alfabetização era restrita a especialistas. Cada sociedade criou uma forma particular de escrita, mas foram os sumérios quem transformaram os sons em símbolos, ou seja, os caracteres passaram a representar sílabas, este foi o primeiro passo para a escrita fonética.
  • Era da impressão – Com certeza o invento de Gutenberg modificou a forma como desenvolvemos e preservamos nossa cultura. Mesmo com a perca do monopólio da escrita por padres, escribas, elites e eruditos, não era possível se falar em uma grande massa alfabetizada. Através das transformações proporcionadas foi possível a difusão da alfabetização, a contestação do poder da Igreja Católica, inicio da organização das empresas de comunicação, indústria dos livros e imprensa (jornais e revistas).
  • Era da Comunicação de Massa – se inicia no século XIX com os jornais para pessoas comuns, como também o aparecimento das médias electrónicas, ou seja, comunicação de massa é aquela destinada ao grande público, tendo sua maior adopção com o surgimento do cinema, rádio e televisão, o que pode criar uma indústria cultural.
  • Era dos computadores ou era da informação – surge com a popularização dos computadores no uso quotidiano dos indivíduos. Essa é a era recente em que o computador ainda esta transformando a sociedade como os outros meios transformaram as outras eras.
            Como afirma António Paiva Rodrigues, a comunicação é um marco histórico que revolucionou o mundo. A tecnologia avançou a passos largos. Tendo a comunicação um importante contributo na medida em que o tempo passava, ela estava sempre presente. Foi e continua sendo o viés mais importante da evolução humana, fez o grande diferencial entre o ontem e o hoje. Será a mola propulsora entre o hoje e o amanhã. Será uma grande força contributiva de um futuro bem próximo.
 
Ana Isabel Rocha
           

Sem comentários:

Enviar um comentário