quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Luís Borges Gouveia foi o professor doutor, responsável pela a criação deste Blog, uma vez que incentivou à criação do mesmo como forma de avaliar os conteúdos e as vantagens adquiridas com a Web 2.0.


Aggregation in Knowledge Management (University of Aveiro, PT)
PhD in Computing Science (University of Lancaster, UK)
MSc in Electronic and Computing Engineering (University of Porto, PT)
Dip in Informatics / Applied Mathematics (University Portucalense, PT)

Ao longo das aulas e, de acordo com a paixão que sempre demonstrou, o Prof. Dr. Luís Borges Gouveia, explorou vários conteúdos de entre os quais destaco:
ü  Da WWW à Web 2.0, onde analisou as características desde os conteúdos à interacção;
ü  A Web Social, as suas tendências e aplicações;
Sítios, como fontes de informação, repositórios de informação e bibliotecas digitais;
ü  A Web 2.0 e as ferramentas Web, onde examinou aos seus conceitos e aplicações; Práticas em World Wide Web;
ü  Os conceitos  e aplicações que resultam da evolução da Web à Web 2.0;
ü  Exemplos e exploração em Web.

Num artigo que escreveu enquanto Professor Associado da Universidade Fernando Pessoa , “Geração Net, Web 2.0 e Ensino Superior”, em 2008, com a colaboração de Luís Simões, Estudante de Doutoramento da mesma Universidade, menciona que “Nos últimos 20 anos, as tecnologias de informação foram responsáveis por uma profunda reorganização do modo como as pessoas vivem, comunicam e aprendem1.
Ao longo deste artigo destaca-se que o aparecimento de novas práticas e hábitos associados com as novas gerações têm contribuído para essa reorganização. Salienta que “O impacto do uso intensivo de tecnologias de informação e comunicação, bem como a maior oferta de serviços e informação a que se assiste, provoca naturalmente uma modificação (…) se defende ser profunda e caracterizável 1. Explora as características da geração da Net, a Web no Ensino Superior, os Wikis e os Weblogs, dando a entender a evolução e a importância de cada componente.
Menciona que “Uma vez que a essência de um adulto se encontra na essência das suas condições ambientais, há fortes razões para se esperar que as pessoas que cresceram com tecnologias como a Internet (…)”.
Compreende  que ao nível do Ensino Superior e não só, na minha opinião, a utilização das tecnologias de Web 2.0 pode servir para promover a autonomia dos alunos, das suas capacidades para trabalharem de forma colaborativa e a eficácia pedagógica do processo de ensino-aprendizagem. De facto, seria impensável, do meu ponto de vista, imaginar o ensino actual sem as tecnologias da Web 2.0, como refere “É nossa convicção que às ferramentas inovadoras que emergem no momento, tem de necessariamente se associar também estratégias inovadoras no processo de ensino-aprendizagem: só dessa forma, se poderá estar à altura dos desafios que a Educação (…)”.

O Prof. Dr. Luís Borges Gouveia, disponibiliza entre outras coisas, os trabalhos dos seus alunos (http://homepage.ufp.pt/~lmbg/mono_on.htm), artigos publicados (http://homepage.ufp.pt/~lmbg/lg_com2.htm) e obras que escreveu (http://homepage.ufp.pt/~lmbg/lg_livros.htm). Tudo isto graças à Web (anytime, anywhere)!


Ana Isabel Rocha

Sem comentários:

Enviar um comentário